segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Compra-se relacionamentos saudáveis. Pagamento à vista

Como de costume, Sophia abriu o jornal para ler enquanto bebia seu café.
Qual não foi sua surpresa ao se deparar com um anúncio um tanto intrigante:

'Compra-se relacionamentos saudáveis, pagamento à vista'.

"Como assim? Desde quando relacionamentos estão a venda? E quem iria vender um e qual sã pessoa compraria o relacionamento de alguém?"
Curiosa com o que lera, Sophia decidiu entrar na "brincadeira" e começou a discar o número que se encontrava no tal anúncio. Trim... trim.. trim...

- Alô?
- Oi, é que eu vi o anúncio sobre comprar relacionamentos saudáveis e quero saber quanto você vai pagar pelo meu relacionamento.
- Olha moça, antes de tudo eu preciso ter certeza de que o seu relacionamento é saudável.
- Ah tá, e como você irá descobrir isso?
- Com algumas perguntas deduzirei se o seu relacionamento pode preencher os requisitos como algo a ser considerado saudável. Se suas respostas condizerem com as desejadas, então passaremos para a fase de análise, em que iremos averiguar pessoalmente se você e a tal pessoa em questão se comportam como duas pessoas que possuem um relacionamento saudável. Caso seja positivo, teremos o momento de teste, aonde colocaremos os relacionados em constante provação afim de que possamos eliminar qualquer suspeita que leve a um relacionamento nada saudável. Por fim, se tudo ficar provado de que você e a tal pessoa tem um relacionamento saudável, poderemos negociar o valor do mesmo. Todavia, só compraremos o seu relacionamento se a outra parte assim concordar.
- Eita, mas isso tudo é muito complexo e complicado, não tem um jeito mais fácil?
- Moça, se relacionamentos saudáveis fossem fáceis de se achar, não estaríamos procurando um para comprar.


RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS...
Quantas de nós estão em busca de um relacionamento saudável?
Seja com o pai, a mãe, os irmãos, o namorado, o amigo, o marido, o chefe, o vizinho.
Não importa com quem, nós desejamos nos relacionar, não é verdade?
Mas parece que com a mesma intensidade que buscamos nos relacionar, também encontramos uma tremenda dificuldade em nos relacionar. Complexo?
Não, é simples. Mas nós temos a tendência de complicar.
Se não ligaram, não querem saber de nós.
Se não fomos convidadas, as pessoas estão chateadas conosco.
Se não nos apresentaram, não somos tão importantes.
Se não, não, não...
Quantos "não" nós encontramos em nossos relacionamentos? E quantos deles, de fato, foram dito pelo outro?
É bem provável que boa parte dos nossos relacionamentos fracassados derivam-se de nossos pensamentos. Vamos pegar o exemplo de Eva e a serpente.
Se fizermos uma metáfora, podemos dizer que todas temos dentro de nós uma serpente que fica nos atiçando para fazermos algo que trará conseqüências desastrosas.
Nós, mulheres, pensamos demais e, pior, permitimos que tais pensamentos sejam expressados em nossos relacionamentos. Se não buscarmos, constantemente, o domínio próprio para controlarmos nossas emoções e evitarmos que sejamos tomadas pelo impulso, podemos levar nossos relacionamentos ao fracasso.
Precisamos controlar nossos pensamentos e frear nossa língua. Essa é a segunda causa de muitos relacionamentos fragilizados.
Nós, mulheres, falamos demais! O problema não está em falar tanto, mas sobre o que falamos, para quem falamos e como falamos. Mais uma vez, vejamos o caso de Eva. Agora vamos comparar Eva e a serpente como se fossem duas mulheres conversando. Para quê a serpente foi falar com Eva sobre aquele assunto? E porque Eva foi dar ouvido a serpente? Para que Eva continuou puxando papo? Ela não podia, simplesmente, ignorar o que a outra estava falando e seguir o seu caminho? Ela não podia ter ficado na dela e ter confiado no que tinham lhe dito antes?
Nós, muitas vezes somos como a Eva ou a serpente nos relacionamentos e, inconsequentemente, colocamos tudo a perder com nossas dúvidas, questionamentos, curiosidades, ansiedades, cobiças, e tantos outros sentimentos maléficos que jogamos aleatoriamente, ou calculadamente, nos outros.
Se usássemos metade de nossos pensamentos a favor dos relacionamentos, e não contra, muitas coisas mudariam. Então, a velha pergunta "o que você tem?" seria respondida por nós para nós mesmas assim:
Vontade de falar? Converse consigo.
Querendo reclamar? Reclame para o espelho.
Sentindo-se rejeitada? Dê amor a si mesma.
Com inveja? Olhe para suas bençãos.
Chateada? Conte quantas vezes foi desculpada.
Tá querendo mandar email ou mensagem? Escreva coisas boas para você mesma.
É, mulheres, quando olharmos mais para nós e menos ao redor, entenderemos que todo relacionamento começa, primeiramente, entre nós mesmas, para depois se expandir aos outros. 
Então, se queremos relacionamentos saudáveis, antes precisamos deixar de lado as nossas "Evas" ou "serpentes" e nos tornar mulheres saudáveis, alegres, confiantes, retas, íntegras, com excelência moral, de boa índole. Que fazem bem aos outros, que geram alegria, que melhoram uma situação, que auxiliam ao próximo com sabedoria e discernimento, e, acima de tudo, que se amam.
Mulheres que protegem seus relacionamentos de si mesmas, de seu "eu" dominador, compulsivo, problemático, hipersensível, descontrolado, ditador.

Mulheres que fazem a diferença entre as mulheres.
Mulheres como a Rainha Ester.

_______________________________________________

Para saber mais sobre relacionamentos saudáveis, indicamos a leitura do livro abaixo:
E quem deseja saber sobre a Rainha Ester, leia o livro Ester da bíblia. E pode complementar com a leitura abaixo:

Um comentário: